|
>> julho 19, 2005
silly season
Os holandeses sofrem mesmo de falta de bom tempo. Tal é visível na previsão meteorológica para esta semana: nem um dia de sol até sábado que vem, e isto a meio de Julho! No entanto conseguem compensar tal fraqueza com viagens até ao Mediterrâneo e, para quem fica, programas de televisão absurdamente estivais, que fariam o Luís Pereira de Sousa parecer um senhor.
A invasão do sul de Espanha é real, principalmente nos canais de música que têm a audiência mais jovem. Os anúncios a festas abrangem igualmente discotecas holandesas e discotecas em Salou, e reportagens diárias mostram praias espanholas onde se tropeça literalmente em holandeses a apanhar sol, e onde um frikandel e umas frites rivalizam com a ensaladilla rusa. E depois eles voltam e recordam as férias com música de qualidade duvidosa, e eu que os ature!
Na televisão mostram como o Verão é apropriado para pessoas de recursos intelectuais limitados, com programas como Veronica Lekkerste, em que um par de rapazes ou raparigas vão sendo avaliados e consecutivamente eliminados pelo público até no fim só sobrar um de cada, ao mesmo tempo que um painel de comentadores vai atirando críticas que fariam do júri dos Ídolos uns lisonjeadores. Ou The Villa, em que um grupo de ingleses é enviado por um canal holandês para uma casa também no sul de Espanha para, basicamente, terem sexo em frente às câmeras. Para não falar da quarta edição da Temptation Island ou pela quinta vez um Big Brother.
Felizmente continuam as Zomerfeesten, que segundo parece trazem um milhão de pessoas a Nijmegen. Hoje assisti a um concerto mesmo engraçado, de um grupo de cowboys, os Boss Hoss, que interpretavam em southern rock êxitos como "Toxic" da Britney Spears, "Hey Ya!" dos Outkast ou "All The Things She Said" das t.A.T.u., com muitos yee-hah! pelo meio.
E é já amanhã o primeiro dia em que se marcha, dos quatro que dão origem às festividades dos Vierdaagse. E, na consequência do sexto (e espero que último) furo, quem amanhã vai marchar sou eu, se não reparar a coisa a tempo...
posted by Eduardo at 00:36 |
|
|