|
>> julho 17, 2005
festa na cidade
Desde sábado, e até à próxima sexta-feira, que estão a decorrer as festas de Verão, em que a pacata Nijmegen se transforma por completo num gigantesco recinto cheio de actividades. Parece uma feira do tamanho do centro da cidade, com barraquinhas de comida, esplanadas que ocupam toda a largura das ruas, bancas de vendedores ambulantes, e um total de 26 (!) palcos com música, teatro e dança das duas da tarde à meia-noite, quase sem parar. É uma loucura, e em tamanho gigante.
E tanta gente... Não faço ideia como de repente a população da cidade multiplica assim, não se consegue andar de bicicleta, e mesmo a pé é complicado. Mares de pessoas enchem os metros quadrados disponíveis, e não arredam pé até as coisas acabarem. E só porque no dia seguinte há mais!
Temos passado muito tempo no palco de world music. Ontem era dedicado à música da África subsariana, com o Senegal, a Serra Leoa, o Congo e a Guiné a marcarem presença. Hoje foi dedicado ao Afeganistão. As plateias eram diferentes como da noite para o dia: os africanos não paravam de dançar, numa energia contagiante a aquecer as noites não tão quentes da Holanda; os afegãos depende. Depende se são homens ou mulheres. As mulheres ficam sentadas a bater palmas, enquanto os homens dançam uns com os outros numa forma e numa quantidade que fariam uma discogay parecer pouco gay...
E entre bandas de covers dos anos 70, rap holandês e house music na discoteca ao ar livre que fica debaixo da ponte, lá se vai passando o tempo. As festas duram sete dias e sete noites, mas já só faltam cinco!
posted by Eduardo at 23:45 |
|
|