|
>> março 09, 2005
crítica literária
O De Brug Nijmegen é um jornal distribuido às quartas gratuitamente nas caixas de correio de Nijmegen e arredores há mais de 46 anos. Uma espécie de Dica da Semana em holandês, ou seja, Tip van de Week. Tem notícias da região, informações do município e publicidade aos montes para pagar o papel.
Do jornal todo destaco duas secções. A primeira faz-me lembrar o Cidade de Tomar que o meu pai recebia semanalmente pelo correio. Expressões como "amigos do alheio", "larápios" ou "gatunos" entraram então no meu léxico, pela mão do repórter Manuel Subtil, com descrições fantásticas do senhor das Olalhas a quem roubaram a tesoura de podar rosas ou do jovem que ia a 54 à hora na estrada da Asseiceira. Também este De Brug tem uma página dedicada aos crimes. Esta semana, por exemplo, a rapariga de 22 anos "intimamente agredida" (sic, traduzido por mim) na sua própria casa, a senhora que "pediu emprestado" um carro a um conhecido e não voltou, ou o senhor que estava a tomar um duche e que foi surpreendido pela polícia, que viu a porta arrombada e acabou por encontrar um ladrão escondido debaixo da cama. Acontecem coisas interessantes por aqui.
A outra secção é ainda melhor. São os "Perdidos & Achados" de animais de estimação. Enquanto os perdidos estão dentro da normalidade (uma cadela chamada Dukkie e um gato castrado chamado Lenny), os achados são muito mais giros: 4 gatos, 4 gatas, um coelho, um galo e duas galinhas. Se perderam uma já sabem onde ela está!
De Brug Nijmegen (edição Tip Top Verspreidingen)
posted by Eduardo at 17:39 |
|
|