|
>> março 07, 2005
outro momento musical
Continua esta rubrica que aborda a música dedicada ao emigrante português, rubrica de cariz informativo e cultural nesta área tão negligenciada, que só este blog poderia oferecer. Nada melhor que o Dia Internacional da Mulher para apresentar a canção de hoje, já que esta vai buscar inspiração precisamente à internacionalidade da mulher e, tal como na edição anterior, à saudade que só um português sabe sentir. E não há dúvida que este sentimento tão nacional está bem representado nos hinos que acompanham os que trabalham por esse mundo fora, no seu sonho de ter azulejos melhores nas suas casas em Portugal.
Em "A Bela Portuguesa", o Agrupamento Musical Diapasão apresenta-nos a mulher lusitana num misto de sebastianismo e luxúria. Esqueçam os bigodes das velhotas, a fêmea nacional é que é! A canção começa assim: «Um homem trabalha uma vida inteira para um dia regressar, e no estrangeiro sempre um forasteiro com saudades do seu lar». E a única satisfação é saber que tem à sua espera a tal bela portuguesa, aquela com quem ele quer casar, e que não encontra semelhante no resto do mundo. Ela é mesmo a mais formosa e gostosa mulher que Deus criou. É que Deus cria muitas mulheres gostosas, mas nenhuma como a bela portuguesa.
O Agrupamento Musical Diapasão é uma referência da música ligeira portuguesa. Deste conjunto vieram êxitos como "Dá Cá, Dá Cá, Dá Cá" ou "Boca Marota". É liderado pelo carismático vocalista Marante, que paralelamente desenvolveu uma distinta carreira a solo, através da qual nos ofereceu, nos seus mais de 30 anos de carreira, "A Transmontana" ou "Entre Ele E Eu" (não conheço, mas será um hino gay?). Habitualmente Marante compõe a música, provavelmente quando vai ao cabeleireiro consertar o penteado, e Luís Marante é o autor das letras. Não se conhece o envolvimento de Margarida Marante nesta história.
Post-scriptum: procuro informações sobre um cantor, penso eu dos inícios dos anos 90, que dava voz a um tema cujo refrão era «Que irá acontecer, um café quente e uma banana». Agradeço desde já o tempo que vão perder com isto.
posted by Eduardo at 23:15 |
|
|